Artigo Profissional
20.10.2025
Por: Marta Ribeiro Teixeira | Dermatologista da Clínica Espregueira no Porto
A nossa pele funciona como uma verdadeira barreira que comunica e nos defende do meio exterior. É um escudo protetor que está constantemente a ser posto à prova. Por este motivo devemos cuidar muito bem da nossa pele, sendo que para isso existem três passos fundamentais: limpeza, hidratação e fotoproteção.
A limpeza da pele constitui o primeiro passo de qualquer rotina de cuidados de skincare que nunca deve ser desvalorizado. Tem como objetivo remover partículas que se depositam na nossa pele durante o dia, células mortas, resíduos da produção das glândulas da própria pele (sebo e suor), mas também de produtos cosméticos acumulados ao longo do dia. Uma limpeza correta da pele permite que a barreira cutânea mantenha a sua integridade, os seus processos fisiológicos e o seu microbioma. Além disso, uma limpeza adequada melhora a oxigenação e a microcirculação cutâneas, ajudando a manter a pele saudável e jovem durante mais tempo. E uma pele saudável significa também uma pele mais bonita, uniforme e com menor risco de desenvolver doenças, como são exemplos a acne, a rosácea e os eczemas. A limpeza correta da pele potencia também a absorção dos princípios ativos aplicados posteriormente durante a rotina de skincare, o que permite aumentar o seu efeito.
Por outro lado, uma limpeza excessiva ou com produtos agressivos pode comprometer a função de barreira da pele, conduzindo a quadros de irritação, desidratação e eczema. Assim, o equilíbrio é determinante: limpar sem agredir. A limpeza da pele deve ser realizada duas vezes por dia, ou seja, de manhã para remover os restos dos cosméticos usados na noite anterior e à noite para eliminar todos os resíduos acumulados durante o dia, assim como dermocosméticos, protetor solar e maquilhagem. A temperatura da água deve ser morna, evitando não só temperaturas altas, que removem lípidos protetores, mas também a água fria, que reduz a eficácia da limpeza. Devem ser usados produtos com um pH semelhante ao da nossa pele e com ingredientes que respeitem a barreira cutânea. A escolha do produto de limpeza e seus ingredientes deve ser adaptada às necessidades da pele, as quais podem variar ao longo das estações do ano, da fase da vida e com a presença ou não de determinadas patologias.
Nos últimos tempos tem vindo a ganhar relevância o uso de máscaras de limpeza com carvão ativado. Este ajuda a limpar eficazmente a pele, purificando-a, absorvendo o excesso de oleosidade, resíduos e toxinas acumuladas nos poros, deixando a pele mais limpa, com aspeto mais uniforme e com mais luminosidade. Os benefícios desta substância podem ser potenciados com a presença de ingredientes como a niacinamida, a qual contribui para a regeneração da barreira cutânea, reduz a vermelhidão, controla a produção de sebácea e ajuda na uniformização do tom da pele. O uso regular (três vezes por semana) de uma máscara de limpeza que combina estes dois ingredientes promove uma textura e tom de pele mais uniformes, poros menos visíveis, mais luminosidade além de ajudar a prevenir o aparecimento de lesões de acne, sendo um complemento muito interessante na rotina de cuidados faciais.